coronavírus

Fim de semana registra pouco movimento nas ruas de Santa Maria

Natália Müller Poll

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Renan Mattos (Diário)

O final de semana começou com pouco movimento em Santa Maria. No sábado, quando completou uma semana de comércio fechado e isolamento social na cidade, as ruas registraram maior tráfego de veículos, na área central.  

VÍDEO: aulas da rede municipal não serão retomadas antes de 20 de abril, afirma Pozzobom

Supermercados pequenos formavam filas de clientes nas entradas, evitando aglomeração na parte interna. A maioria dos estabelecimentos locais continua realizando entregas de compras feitas por telefone ou via aplicativos. 

Nos hipermercados, as filas são menos recorrentes, mas os cuidados são intensos. Parte dos estabelecimentos mede a temperatura de cada cliente que chega. Álcool gel é obrigatório. Faixas e fitas demarcando espaços, garantem a segurança e o distanciamento necessários de clientes e funcionários. A orientação é, geralmente, apenas um familiar entrar para fazer as compras. 

Ainda no sábado, uma lotérica permaneceu em funcionamento, mesmo com a decisão judicial da sexta-feira, que definiu pelo fechamento de todas as agências no país. 

Já neste domingo, a manhã foi tranquila. Poucos carros trafegavam nas avenidas que consideradas de maior fluxo, como a Hélvio Basso, Medianeira, Presidente Vargas e Liberdade. Mesmo no domingo, a maior parte da população optou por permanecer em casa.

Brasil já registra 136 mortes por coronavírus

De acordo com boletim da prefeitura emitido neste domingo, são sete casos confirmados na cidade e 428 casos suspeitos. Do total entre confirmados e suspeitos, 15 pacientes estão hospitalizados - sendo nove no Hospital de Caridade, quatro no Universitário (Husm) e dois na Unimed. Dos 15, um teve resultado positivo para a doença.

As mulheres são maioria entre os casos suspeitos. A maioria tem entre 20 e 39 anos. Em segundo lugar, vem pessoas com idade entre 40 e 59 anos.

CONCURSO
Em função da pandemia, o governo federal autorizou a abertura de novo concurso da Ebserh para ofertar 6 mil vagas temporárias para enfermagem, técnico em enfermagem, fisioterapia e medicina. O anúncio foi realizado na última sexta-feira, pelo presidente pelo Facebook. 

O concurso para os hospitais universitários será realizado por meio de edital de chamamento público, que será publicado ainda nesta semana.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Mobilização vai pedir pela abertura de leitos no Hospital Regional Anterior

Mobilização vai pedir pela abertura de leitos no Hospital Regional

Próximo

Caminhoneiros recebem café da manhã em ação na BR-392

Geral